Oliva
A importância do azeite remonta ao período visigótico, quando leis protegiam as oliveiras. A influência árabe posteriormente expandiu o cultivo da oliveira, e sua palavra al-zait evoluiu para os termos modernos Azeite em português e Aceite em espanhol.
A indústria do azeite em Portugal tornou-se uma potência exportadora, ganhando reconhecimento na Exposição de Paris de 1889. No século XX, Portugal iniciou a industrialização dos métodos de cultivo da oliveira. A década de 1950 marcou uma era de ouro, com uma expansão recorde dos olivais e colheitas sem precedentes, apesar da persistência da produção local em pequena escala. Os mercados de exportação floresceram na Ásia, nos EUA e em mercados europeus com comunidades portuguesas, além do comércio colonial.
Com o avanço da industrialização, os agricultores passaram a investir em culturas mais lucrativas, como a batata e a uva para vinho, levando a um declínio no cultivo da oliveira até o início do século XXI. Hoje, a região mediterrânea mantém sua reputação de excelência, produzindo 95% do azeite mundial.
Oliva retrata a produção de azeite portuguesa das décadas de 1950 e 1960, com grandes moinhos de pedra movidos a água e prensas manuais. O jogo homenageia a experiência e dedicação dos agricultores, destacando métodos tradicionais com esteiras de sisal, tanques esculpidos em pedra e água aquecida em fornos para extrair o líquido precioso.
No Norte da África, especialmente no Marrocos e na Tunísia, a produção tradicional de azeite teve grande destaque durante os anos 1950, com muitos pequenos produtores utilizando técnicas ancestrais passadas de geração em geração. Essas regiões eram conhecidas por seus azeites robustos e picantes, produzidos a partir de variedades indígenas de azeitonas bem adaptadas ao clima árido do Mediterrâneo.
Oliva retrata tanto métodos tradicionais quanto em processo de modernização, destacando a produtividade dos pequenos olivais que ainda hoje podem ser admirados nas encostas portuguesas. O jogo reflete a abrangência e a qualidade da produção mediterrânea de azeite, à medida que a Espanha se aproxima dos níveis de produção da Itália, seguida de perto por Grécia e Turquia.
Em Oliva, você assume o papel de um agricultor competindo para se tornar o produtor de azeite mais bem-sucedido da região. Ao gerenciar sua fazenda, você colhe azeitonas, as prensa em azeite e vende seus produtos para diversos mercados ao redor do mundo.
Durante seu turno, você seleciona e revela cartas de ação para realizar as ações correspondentes. Suas ações se tornam mais poderosas com base nas cartas visíveis nos tabuleiros de todos os jogadores.
Oliva é jogado ao longo de um número de rodadas determinado pela quantidade de jogadores. Após a rodada final, o agricultor com mais pontos de vitória é o vencedor.
Detalhes técnicos do produto: